quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Museu Júlio de Castilhos - MJC

 

    O Museu Julio de Castilhos (MJC pra mim)  foi criado em 30 de janeiro de 1903, em decreto de  Borges de Medeiros, como “Museu do Estado”. Em 1907, recebeu o nome atual em homenagem ao anterior presidente do Rio Grande do Sul. 

    Como foi a primeira instituição museológica do Estado e, seguindo os moldes da época, seu acervo abrangia diversas tipologias que deveriam representar o Rio Grande do Sul, como artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia. 
    Em reconhecimento ao fato de ser a instituição museológica mais antiga do Estado, o seu acervo foi tombado pela Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atualmente IPHAN) em 1937.

👇
    
    Em 2019, fui da turma de diagnóstico (disciplina Prática em conservação de bens culturais), momento em que o museu estava sem energia elétrica há meses. Foi um desafio interessante, pois demonstrou a realidade de diversos museus brasileiros em relação à situação de calamidade com a conservação das estruturas físicas, vide os incêndios que assolam museus, vez ou outra.
    No segundo semestre participei do REORG do acervo, e confesso que foi trabalhoso, mas os resultados foram muitos satisfatórios, pois quando ocorreu uma inundação no subsolo, uma das reservas técnicas, muitos objetos foram salvos devido à reorganização do espaço.

👀
    O MJC é um dos museus mais conhecidos pelos porto-alegrenses, porém por muito tempo esteve relegado à administrações de pessoas com a formação inadequada o que influenciou em diversas questões a serem resolvidas pela atual diretora (primeira museóloga desde 1903!)

De qualquer forma abaixo tem um vídeo e os links para conhecer o MJC, um dos museus mais legais que já conheci. Sabe aquele museu que tu fica com vontade voltar depois?!

💗




👉Atualmente, além do blog, o MJC está presente e ativo nas redes sociais, Insta e Face. Confira, aproveita e segue ele, pois a programação é excelente!

Nenhum comentário:

Museologia, uai?

👇      Sou formada em História e desde a graduação me envolvi na organização do Acervo Benno Mentz (DELFOS/PUCRS). Posteriormente desenvolv...