quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Museus da América Latina II


 

    Já que meu grupo apresentou sobre o Museu Nacional de la Inmigración, em Buenos Aires. Segue meu breve relato sobre como foi importante a leitura do livro da Maine Lopes. Afinal, a autora analisa como foi a construção da narrativa e a representação da história da imigração para a Argentina utilizada  no Museo Nacional de la Inmigración. 

    Ao longo de 03 capítulos, Maine fala do contexto de criação do Museu, o histórico dele, sobre o complexo de edifícios, pois o museu foi instalado numa antiga hospedaria de imigrantes, assim como dedica um capítulo para analisar a exposição que lá existia. Contudo, o mais relevante é o fato de que certos grupos se apropriam de uma narrativa idílica para contar uma versão homogeneizante da história nacional. Maine traz entrevistas, contrapõe autores e com um variado número de fontes, consegue abordar as tensões que envolveram a criação e permanência do museu. 

Para quem quiser mais detalhes, eis o link da dissertação dela, na qual o livro é baseado! 

👀vídeo sobre o museu



Nenhum comentário:

Museologia, uai?

👇      Sou formada em História e desde a graduação me envolvi na organização do Acervo Benno Mentz (DELFOS/PUCRS). Posteriormente desenvolv...